Gestão de armazém para um e-commerce: pontos essenciais!

A gestão de armazém para um e-commerce é mais do que importante, tornando-se essencial ao longo do tempo. As necessidades do comércio online mudaram na velocidade da luz, assim como as ferramentas para atendê-las se tornaram cada vez mais sofisticadas.

Para gerir um armazém da melhor forma, a primeira coisa é ter a máxima eficiência e rapidez na sua organização. Você precisa de um software que, com uma única interface, seja capaz de acompanhar todos os processos ativos e passivos de produção, armazenamento, vendas, entre outros detalhes, permitindo, assim, que você trabalhe mais rapidamente e com pouquíssimos erros.

E claro, além do Software, você também precisa de uma empresa de galpoes logisticos que tenha nome no mercado.

Quando uma empresa possui um e-commerce estruturado além de locais físicos, a gestão do armazém deve ser ainda mais impecável e rápida. De fato, o comércio online cresce precisamente na movimentação rápida de mercadorias e numa gestão fluida dos pedidos dos clientes online.

Quer você lide com B2B ou B2C, seu e-commerce vai precisar de alguns pilares para uma boa gestão de armazéns. No conteúdo de hoje, pensando justamente na gestão de armazém para um e-commerce, seja um galpão logístico ou em uma simples sala, preparamos um conteúdo completo com dicas incríveis.

Então, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

Gestão de armazém para um e-commerce: quais são os pontos essenciais?

Os pontos essenciais a considerar para reforçar a componente logística de uma loja online, ou seja, a gestão de armazém para um e-commerce, são:

Gestão inflexível do fluxo de informações

Um sistema de dados de e-commerce deve ter informações precisas sobre cada mercadoria, sua disponibilidade e tempos de reposição. O próprio cliente terá que ver se está disponível um produto que ele está comprando em tempo real, onde está durante a entrega (rastreamento), entre outros detalhes relacionados a compra.

Armazém físico com áreas dedicadas a cada função

É neste momento em que a necessidade de um galpão logístico se faz aparente: embalagem e expedição com rotulagem rápida, utilização de leitores de códigos funcionais e padronizados para todo o pessoal que gere, armazenamento de mercadorias, entre outras fases que vão desde o recebimento até a saída do produto em direção a casa do cliente.

Trabalhando na velocidade de atendimento e gestão de pedidos

Com base no perfeito controle do armazém e das devoluções a serem realocadas, a empresa deve gerir a velocidade de entrega de seus produtos, que como mencionado acima, envolve desde a logística inbound (entrada) até a logística outbound (saída), e claro, last mile (última milha, entrega na casa do cliente), tudo isso com rapidez e eficiência.

Gerenciamento de estoque de um comércio eletrônico: catalogar e sua importância!

Se pretende ter um armazém eficiente e rápido será fundamental empregar e uma boa digitalização interna em que se encontrem todas as mercadorias. Estes devem ser apresentados com o máximo de detalhes possível para que possam ser associados a catálogos de mercadorias semelhantes.

Quanto melhor as mercadorias forem encomendadas e catalogadas, melhor será o processo de transporte e venda.

Você já reparou em um e-commerce a opção “Você também pode gostar disso”? Ela é resultado de uma boa catalogação de mercadorias e é uma estratégia essencial do marketing online (cross-selling e upselling). Mesmo no mercado B2B, saber oferecer aos clientes produtos semelhantes aos que já experimentaram aumenta e muito a fidelidade.

Recebimento de mercadorias no armazém do e-commerce

Lembra-se da logística inbound que havíamos mencionado? O caminho logístico que vai desde o recebimento do pedido até a venda da mercadoria e entrega também passa pela excelente gestão de estoque.

Para vendas online, o tempo de estoque e a quantidade de produtos são instáveis: podem ser drasticamente reduzidos em poucas horas e você nunca deve ser pego desprevenido.

Por isso é fundamental alinhar os dados dos armazéns online com os offline, pois operando em um sistema omnichannel, uma coordenação cuidadosa determinará os resultados das vendas.

O controle de mercadorias no armazém hoje deve ser ainda mais amplo, imprevistos administrativos como preparação incorreta de documentos de transporte, dificuldades de fornecimento ou atrasos nas entregas devido a transportadoras não confiáveis devem ser evitados.

Importância da terceirização de galpão logístico

Um bom armazém de e-commerce se dá pelo trabalho harmonioso entre back office e supply chain eficiente: é por isso que existem diversas empresas que podem ajudar você nesse quesito. Existem muitas empresas que fazem a completa gestão de seu negócio, desde a logística inbound, passando pela logística outbound e chegando até a last mile.

São empresas de grande porte especializadas em logística de distribuição, ou seja, organização completa de seus produtos e entrega final na casa do cliente. Caso queira poupar tempo e dor de cabeça, vale muito a pena investir em um serviço como esse.

Ficou alguma dúvida sobre a importância da gestão de armazém para um e-commerce? Comente abaixo que vamos responder você. Até a próxima!

Este artigo foi um oferecimento de criar site, o local ideal para consultar quando precisa criar um site.